28 motoristas são autuados por embriaguez ao volante em Santa Maria

Redação do Diário

28 motoristas são autuados por embriaguez ao volante em Santa Maria
Ao todo 86 veículos foram abordados durante a operação, o que representa 48% dos condutores abordados – Foto: PMSM (Divulgação)

Cerca de 28 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante durante a noite de sábado (8) e a madrugada de domino (9), durante barreiras realizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Santa Maria. As ações ocorreram na Avenida Ângelo Bolson e Rua Serafim Valandro. Essa foi a 1ª Balada Segura de 2023. Ao todo 86 veículos foram abordados durante a operação, o que representa 48% dos condutores abordados.

Conforme a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), das abordagens feitas durante a operação, foram 58 testes de etilômetro. Contudo, 24 condutores estavam possivelmente embriagados, pois se recusaram a fazer o teste, e foram autuados, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, três motoristas foram autuados por ingestão alcoólica, de acordo com o teste realizado, e um por crime de embriaguez ao volante. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Conforme o CTB, condutores podem sofrer penalidades administrativas ou serem autuados por crime de embriaguez de acordo com o resultado do teste do etilômetro.

A 1ª Balada Segura de 2023 registrou que 39,53% do total dos condutores abordados cometeram alguma infração de trânsito, e, no total, 34 motoristas foram autuados. Além dos alcoolizados, a operação também flagrou outros dois condutores dirigindo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir. 

Um veículo abordado na operação estava com o licenciamento vencido. Entretanto, o condutor optou por pagar os débitos durante a blitz, por meio de aplicativo bancário. A lei estadual 55.514/2020, denominada Veículo Legal, regulamenta que em ações de fiscalização programadas, as blitze, pode ser ofertada aos motoristas a opção de regularizar os débitos durante a abordagem. Assim, com o pagamento do licenciamento, o veículo não é removido, dispensando a aplicação de medida administrativa.

Conforme o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, durante as ações, também foram distribuídos materiais educativos com orientações para a segurança no trânsito.

A Balada Segura Educativa teve a participação de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), da Guarda Municipal (GM), de policiais da Brigada Militar (BM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Dados da operação:

Veículos abordados: 86

Veículos recolhidos: 3

Condutor sem CNH: 2

Testes do etilômetro: 58

Autuados por recusa: 24

Autuados por teste: 3

Autuados por crime: 1

Total de autuados por embriaguez: 28

Total de autuações: 34

*Com informações da prefeitura de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Motorista de app que estava desaparecido desde sábado é encontrado morto embaixo de ponte em Júlio de Castilhos Anterior

Motorista de app que estava desaparecido desde sábado é encontrado morto embaixo de ponte em Júlio de Castilhos

7ª edição de feira da FranchiseB2B reunirá mais de 30 franquias do país em Santa Maria  Próximo

7ª edição de feira da FranchiseB2B reunirá mais de 30 franquias do país em Santa Maria 

Geral